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28 setembro, 2009

Punch-Out!! (Wii)


Plataforma: Wii
Lançamento: 22/05/2009
Editora: Nintendo
Produtora: Next Level Games
Género: Boxe
Jogadores: 1-2



Já lá vão 15 anos desde o lançamento de Super Punch-Out!! na SNES, e desde então a franchise parecia destinada a ficar perdida no mundo antigo dos bits. “Parecia” digo bem, porque felizmente a Next Level Games decidiu propor à Nintendo o ressuscitar da série na Wii. Muitos devem estar já familiarizados com esta produtora também responsável pelo fantástico Mario Strikers, e mais uma vez fica provado que estes tipos têm mesmo jeito para a coisa.

O que é importante reter logo à partida acerca de Punch-Out!! Wii é que não estamos perante um jogo de boxe convencional. A mecânica de jogo está bem longe de roçar a simulação pelo que se trata mais como que de um jogo de puzzles e de tentativa/erro, tudo com um espírito muito retro. Aliás, para todos os aficionados por jogos muito exigentes e com conceitos que raramente se usam hoje em dia, então Punch-Out!! é definitivamente um título que têm de ter em conta. Não só tudo roda à volta de ideais que pertencem já a uma era longínqua, como a Next Level Games fez mesmo questão de produzir um jogo que não deixasse ficar mal os fãs de longa data da franchise.

Graficamente o jogo está muito bom, principalmente ao nível das animações.
Sendo eu um desses fãs assumidos, foi com grande entusiasmo que saltei para esta edição Wii, pelo que era imperativo saber se todo este tempo em que Punch-Out!! esteve adormecido, não iriaa causar nenhum entrave ao projecto. Felizmente, nada disso aconteceu, e Punch-Out!! está melhor do que nunca. Começando pelo aspecto que me causou maior impacto, o grafismo é do melhor que poderão encontrar na consola. Muitos olham para o cel-shading como uma desculpa para a não apresentação de algo mais realista, mas neste caso em particular, pretendia-se tudo menos realismo. Os lutadores de Punch-Out!! sempre foram extremamente carismáticos e isso não podia ser perdido. Tendo um aspecto mais cartoon, as personagens respiram um outro tipo de personalidade, e o que a Next Level Games conseguiu aqui foi pegar em muitos personagens já conhecidos dos anteriores jogos e evoluir todo o trabalho que havia então sido feito. Como resultado temos muitos regressos ao mais alto nível, como é o caso de Glass Joe, King Hippo, ou até mesmo de Piston Hondo, e todos eles estão com melhor aspecto e ganham outro tipo de vivacidade no cel-shading. Rever todos estes lutadores é uma sensação única para aqueles que já acompanham Punch-Out!! desde o tempo da NES. Mas o grafismo não beneficia apenas as personagens. Conforme vamos esmurrando os nossos adversários, eles vão ganhando diversos tipos de lesões. Olhos negros, bochechas inchadas, pele avermelhada e os sempre engraçados “galos”, todas elas são hilariantes e é muito engraçado e gratificante ver o nosso adversário sair completamente desfeito de um round.

A câmara posiciona-se nas nossas costas. A maneira mais rápida de ganhar um combate é dar três K.O. no adversário numa ronda.

Em termos de jogabilidade, o que encontrarão aqui é o estilo que sempre caracterizou os jogos Punch-Out!!, ou seja, tudo muito tradicional, apesar de existir compatibilidade com os sensores de movimento, mas já vamos abordar isso mais à frente.
O jogador tem basicamente de prestar atenção aos movimentos do adversário, que posso já adiantar, variam drasticamente de lutador para lutador. Ao longo de toda a campanha em que lutarão e defenderão o título, nunca vão ter dois combates iguais. Cada personagem tem o seu estilo muito próprio, os seus pontos fracos e os seus pontos fortes. Fundamentalmente o que teremos de fazer é tentar perceber o estilo desses personagens para conseguirmos esquivar-nos nas direcções correctas e aplicar os murros nos timings exactos. Se por acaso aplicarmos um soco numa dada altura em que o lutador mostra o seu ponto fraco, vamos ganhar uma estrela. Ao todo podemos acumular três, e estas estrelas são o que permite efectuarmos o star punch, que é uma espécie de super murro que retira uma grande quantidade de energia ao nosso adversário. Quantas mais estrelas tivermos acumuladas, maior será o impacto.
Para controlar tudo isto, existem dois esquemas de controlo. Wiimote na posição horizontal com os botões a tomarem conta de todos os movimentos, ou então com o combo nun-chuk/Wiimote onde utilizamos os sensores de movimento para esmurrar. Se por um lado o primeiro esquema visa agradar aos jogadores mais saudosistas, o segundo pretende dar aquele lado mais casual a Punch-Out!! numa tentativa também de angariar novos fãs para a franchise. Infelizmente não gostei muito do tipo de resposta que obtive com esse esquema de controlo. Durante os combates esse tempo de resposta tem de ser mínimo se queremos aproveitar as falhas dos adversários, e a captação de movimentos simplesmente não proporciona tais condições. Pessoalmente optei sempre por jogar com o Wiimote na horizontal, e se estão habituados à jogabilidade dos anteriores jogos, então vão-se sentir como peixes dentro de água, e tudo funciona perfeitamente como sempre foi costume. Por outro lado não compreendi o porquê de terem deixado o Classic Controller de lado, mas não é grave já que o Wiimote é mais que competente na sua função.

Giga Mac é um dos novos lutadores que surge em Punch-Out!! Wii, entre outros. Nesta edição Wii não há Mike Tyson como lutador final, mas felizmente teve um substituto bem à altura!

Punch-Out!! Wii é sem dúvida um jogo direccionado para um público que aprecia mais uma experiência singleplayer sólida, e nesse aspecto este jogo oferece tudo o que há para oferecer para vos manter entretidos durante horas. Se na primeira fase, em que tentamos escalar até ao topo dos campeonatos de boxe para nos sagrarmos como o melhor, é bastante acessível, essa dose de dificuldade não se repete minimamente quando reiniciamos essa demanda, mas como defensores do título. Basicamente todos os lutadores passam a ter um outro tipo de defesa em relação aos seus pontos fracos, e é aqui que reside grande parte do desafio do jogo. São necessários reflexos muito rápidos e uma boa capacidade de memorização para percebermos todos os padrões utilizados pelos adversários. Encontrarão aqui um desafio enorme naquele que é, sem dúvida, o título Wii mais difícil disponível actualmente. Depois de completaram esse modo principal, têm ainda um modo de Challenges onde terão de completar uma série de desafios que regra geral englobam a exploração máxima de todos os personagens que enfrentamos. Teremos de dar TKOs num determinado período de tempo, detectar todos os pontos fracos, concluir a luta sem sofrermos dano, entre muitas outras coisas. Encontrarão, portanto, conteúdo para dezenas de horas.
Mas ainda há mais! Em Punch-Out!! Wii temos ainda um modo multi-jogador onde poderemos defrontar um amigo nosso em ecrã dividido. Apesar da franchise nunca ter sentido necessidade de tal modo, porque é claramente direccionada para uma experiência a solo, isto acaba por ser um bónus agradável. No entanto, não esperem um modo muito completo já que até é algo básico e serve apenas para uma distracção extra. Porém, aqui reside outra novidade de nome Giga Mac. Ao longo dos combates vamos enchendo um circulo de stamina, e quando atingimos o máximo transformamo-nos em Giga Mac ganhando mais força, apesar de perdermos velocidade. Foi uma boa introdução que acabou por dar um lado ainda mais competitivo ao modo multi-jogador.
Uma palavra também para a ausência de qualquer tipo de suporte online. Mais um vez gostaria de referir que isso em nada afectou a minha experiência em Punch-Out!!, jogo focado numa jogabilidade a solo, e se já o modo multi-jogador pareceu uma entrada algo forçada, trazer isso para o online seria ainda mais disparatado. Gostaria, no entanto, de ver umas leaderboards onde os jogadores pudessem competir pelos melhores tempos nos diversos combates.

Os gritos de dor largados pelos adversários são o complemento perfeito para o ambiente algo cómico de Punch-Out!!
O último aspecto que efectivamente merece menção honrosa, é o som. O tema principal de Punch-Out!! sofreu um remix nesta edição Wii e é incrível como conseguiram tornar uma música que já era grandiosa, num verdadeiro monstro musical. Toda a banda sonora foi muito bem elaborada, e extremamente bem encaixada em todos os lutadores, pelo que nunca ficamos com a sensação de que algo não está no sitio certo. A par com a qualidade musical, está o excelente voice acting. Eu temia que a Next Level Games falhasse neste campo, até porque nenhuma personagem dos jogos Punch-Out!! tinha até agora ganho voz, mas todas essas preocupações revelaram-se despropositadas. Todos os lutadores saíram a beneficiar neste campo, e até mesmo o Little Mac e o Doc têm interpretações de muita qualidade. As piadas de Doc no canto da arena estão melhores que nunca!

Conclusão:

É preciso entender que Punch-Out!! Wii é uma espécie de prenda da Nintendo para o lado mais core da sua comunidade. Muito se tem falado do esquecimento da companhia para com os seus fãs, mas este jogo vem provar o contrário. Tudo o que um fã de longa data poderia pedir, está aqui. Uma jogabilidade tradicional que não sofreu do síndrome Wii. Uma exigência em termos de dificuldade como já muito pouco se vê nesta geração de consolas. Grafismo de topo que revitalizou todas as personagens. E uma componente sonora de grande qualidade. Punch-Out!! Wii é um dos melhores jogos para a consola nesta primeira metade do ano. Tudo o que era pedido, foi cumprido. Se nunca experimentaram esta franchise, façam-no agora e deliciem-se com uma verdadeira experiência digna do nome “old school”.

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