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05 agosto, 2009

Especial Shigeru Miyamoto

Antes de iniciar mais um especial, quero agradecer todas as visitas que recebemos durante essa semana. São essas coisas que fazem à diferença e dão cada vez mais força para que nosso blog siga em frente firme e forte. Muito Obrigado.

Vamos a primeira parte desse grande especial, sei que é muita responsa, porque falar sobre esse cara é falar sobre um mestre, um mito no mundo dos games. Durante toda semana você vai conhecer a historia de vida do cara, o nascimento do clássico Mario Bros, nascimento da lenda chamada Zelda, curiosidades e muito mais.

O que seria dos jogos sem Shigeru Miyamoto ?

Um mundo sem Mario Bros e Zelda ? Um mundo sem a guerra dos 16 bits ? Um mundo com a Nintendo ainda sendo uma mera empresa que apenas venderia brinquedos e maquinas de fliperama fracassadas no Japão ?

Eu sei, eu sei tudo isso é bizarro e improvável, ainda mais, se eu te falar que sem esse cara o “crash” dos video games no ano de 1984 teria se consolidado, e numa conseqüência direta empresas como Sega, Sony, Microsoft entre outras nunca teriam entrado nesse mercado e seria o fim da indústria dos Games.

Considerado por muitos o “cara” da indústria. Shigeru criou varias franquias de sucesso, clássicos inesquecíveis, trabalhou em projetos que são referencia até hoje (Nes e atualmente Nintendo Wii) e personagens que se imortalizaram e levaram a Nintendo a ser o que é.

Shigeru Miyamoto foi responsável direto por verdadeiras obras primas, como exemplo cito dois jogos em especial: Mario e Zelda. Games em que o principal objetivo é a diversão, além de uma jogabilidade absurda, inovação, originalidade, personagens cativantes, trilhas sonora impecável, e uma historia foda para completar.

O Inicio de tudo

Vamos a historia do cara, Shigeru Miyamoto nasceu em Quioto, Japão no ano de 1952, ou seja, esse veio tem 56 anos de idade e há 27 anos vem criando jogos e clássicos, o cara é foda.

Começo da Carreira na Nintendo

No inicio dos anos 80, a Nintendo tentando penetrar no mercado americano criou cerca de 300 unidades de um game para fliperama chamado Radar Scope, porém o jogo foi um fracasso total, porque na verdade era muito ruim, e não trazia nada de novo ao mercado. O jogo foi tão ruim e tão desprezado pelos americanos que vendeu apenas 100 unidades, isso mesmo um terço do que tinha sido produzido, o resto foi parar no estoque da empresa.

Então ai entra a figura de Shigeru Miyamoto, sua historia na Nintendo começa quando Minoru Arakawa que era o comedor oficial da filha do CEO da Nintendo Hiroshi Yamauchi, pede ao seu sogrão, para reprogramar Radar Scope e fazer um jogo totalmente novo, assumindo o risco de que se o game não fosse um sucesso, a Nintendo of América iria quebra e teria que fechar as portas. O sogro do gurizão, aceitou a proposta, e entregou a “bucha” para o programador Gunpei Yokoi e seu parceiro que estava iniciando na época Shigeru Miyamoto um japa que era artista gráfico e que nunca havia feito um jogo antes, mas era “fome” e tinha grandes idéias.

O Começo do Projeto Donkey Kong

Pela primeira vez num projeto de um game, a hist
ória do jogo foi feita antes, do jogo ser programado, ou seja , antes do game play. Então assim no inicio de 80 começa o projeto.

A história do game imitava o tosco desenho do Popeye, porém devido a problemas com direitos autorais, (Graças a Deus, hehehe) o jogo teve seus personagens modificados: Brutos foi trocado por um gorila (ai nasceu Donkey Kong) e Popeye por um carpinteiro chamado Jumpman (Sim ai nasceu Mario) que tinha como objetivo resgatar “Lady” ou Pauline ( que representava a seca da Olívia do desenho).

E assim no ano de 1981, chega aos fliperamas o game Donkey Kong, o jogo foi um sucesso instantâneo, um sucesso de vendas que mudou a historia de toda a indústria foi para outro caminho, e além disso revelou dois personagens eternos: Donkey Kong e principalmente Mario Bros, que de coadjuvante se tornaria num futuro próximo o mascote da empresa e o personagem mais famoso da historia dos games.

Mas isso fica para a segunda parte do especial. Aguardem">

O Inicio de tudo

Vamos a historia do cara, Shigeru Miyamoto nasceu em Quioto, Japão no ano de 1952, ou seja, esse veio tem 56 anos de idade e há 27 anos vem criando jogos e clássicos, o cara é foda.

Começo da Carreira na Nintendo

No inicio dos anos 80, a Nintendo tentando penetrar no mercado americano criou cerca de 300 unidades de um game para fliperama chamado Radar Scope, porém o jogo foi um fracasso total, porque na verdade era muito ruim, e não trazia nada de novo ao mercado. O jogo foi tão ruim e tão desprezado pelos americanos que vendeu apenas 100 unidades, isso mesmo um terço do que tinha sido produzido, o resto foi parar no estoque da empresa.

Então ai entra a figura de Shigeru Miyamoto, sua historia na Nintendo começa quando Minoru Arakawa que era o comedor oficial da filha do CEO da Nintendo Hiroshi Yamauchi, pede ao seu sogrão, para reprogramar Radar Scope e fazer um jogo totalmente novo, assumindo o risco de que se o game não fosse um sucesso, a Nintendo of América iria quebra e teria que fechar as portas. O sogro do gurizão, aceitou a proposta, e entregou a “bucha” para o programador Gunpei Yokoi e seu parceiro que estava iniciando na época Shigeru Miyamoto um japa que era artista gráfico e que nunca havia feito um jogo antes, mas era “fome” e tinha grandes idéias.

O Começo do Projeto Donkey Kong

Pela primeira vez num projeto de um game, a hist
ória do jogo foi feita antes, do jogo ser programado, ou seja , antes do game play. Então assim no inicio de 80 começa o projeto.

A história do game imitava o tosco desenho do Popeye, porém devido a problemas com direitos autorais, (Graças a Deus, hehehe) o jogo teve seus personagens modificados: Brutos foi trocado por um gorila (ai nasceu Donkey Kong) e Popeye por um carpinteiro chamado Jumpman (Sim ai nasceu Mario) que tinha como objetivo resgatar “Lady” ou Pauline ( que representava a seca da Olívia do desenho).

E assim no ano de 1981, chega aos fliperamas o game Donkey Kong, o jogo foi um sucesso instantâneo, um sucesso de vendas que mudou a historia de toda a indústria foi para outro caminho, e além disso revelou dois personagens eternos: Donkey Kong e principalmente Mario Bros, que de coadjuvante se tornaria num futuro próximo o mascote da empresa e o personagem mais famoso da historia dos games.

Mas isso fica para a segunda parte do especial. Aguardem" />

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Abraço…

Curiosidades:

  • Donkey Kong (primeiro game de Shigeru Miyamoto), foi o primeiro game de plataforma da história.

  • Shigeru é chamado de “Spielberg” dos videogames, pela sua grande importância e repercussão no mercado gamístico, do mesmo jeito que o Steven Spielberg é pro ramo do cinema e televisão.
  • Seu personagem preferido não é Mario, como a maioria deve imaginar, mas sim o PacMan.

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